Gênero textual notícia
Todo jornal impresso ou televisionado é recheado de notícias, as
quais fazem parte do nosso cotidiano e são importantes para nos mantermos
atualizados!
Mas o que vem a ser uma notícia? O que ela precisa
ter? Como é feita?
Você tem curiosidade em saber: então, vamos lá!
Notícia é
um substantivo feminino e tem significado de informação, conhecimento,
notificação. No âmbito da imprensa quer dizer o resumo de um acontecimento ou
de um assunto!
Portanto, um resumo não pode conter muitas linhas!
A notícia deve comunicar o fato e não traçar argumentos sobre ele.
O noticiário na TV ou a notícia no jornal deve
responder algumas questões, como: 1.Qual é o acontecimento; 2. Onde ele ocorreu:
em que cidade, estado, país? 3. Quando aconteceu: que dia, mês, ano? 4. Por que
aconteceu: o que está por trás? 5. Quais foram as possíveis consequências?
A notícia é composta de duas partes: a manchete e
o texto.
Manchete: resume
a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler
o texto.
Texto: os
fatos narrados do acontecimento em questão.
Deste modo, quem escreve notícias deve ser um bom
escritor, pois as palavras devem ter combinações tais que atraiam leitores e
telespectadores!
Você sabe o que é um redator? Quando um jornal
televisivo acaba, pode prestar atenção, os nomes dos redatores são apresentados!
No jornal falado, a presença de redatores,
locutores e sonoplastas é muito importante!
Os redatores são responsáveis por observar os
fatos do dia, selecioná-los e redigir as notícias sobre eles!
Os locutores são os apresentadores de tais
notícias e os sonoplastas os que dirigem o fundo musical, como por exemplo: a
música de abertura do jornal.
Gênero textual notícia de jornal
08 de agosto de 2013
Mãe de menino
denunciou PMs, diz comandante
Policial do 18º Batalhão, ela teria apontado ligação de colegas com
roubo de caixa eletrônico; garoto ainda é principal suspeito por mortes
Bruno Paes Manso - O
Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - O delegado Itagiba Franco, do Departamento de Homicídios e
de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, que coordena as investigações do caso
das mortes do estudante Marcelo Eduardo Pesseghini, de 13 anos, de seus pais,
avó e tia, ocorridas na segunda-feira, deve convocar o coronel Wagner Dimas,
comandante do 18.º Batalhão da Polícia Militar para depor.
Dimas disse nesta quarta-feira em entrevista à Rádio Bandeirantes que a
cabo Andreia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, que trabalhava no 18.º BPM,
contribuiu para as investigações que apontavam a ligação de policiais do
batalhão com roubo de caixas eletrônicos.
Dimas ainda disse que não acreditava na versão de que o menino tenha
sido o autor da chacina, mas ponderou que a mãe de Marcelo não vinha sendo
ameaçada de morte. Ele afirmou que o depoimento dela não chegou a provocar a
punição de policiais. "Vamos avaliar a necessidade da convocação do
coronel", afirmou Itagiba, que vai ouvir o comando da PM sobre o tema.
A fala do coronel da PM, contudo, não chegou a abalar a crença dos
policiais na versão de que o menino matou os pais, a tia, a avó e depois se
matou. Nesta quarta-feira, Itagiba apontou novas evidências que reforçam essa
versão.
Luvas foram encontradas dentro do
Corsa da mãe de Marcelo. A informação ajuda a polícia a explicar por que o
teste do exame residuográfico na mão de Marcelo (que pode identificar a
existência de pólvora na mão do atirador) deu negativo. 08/08/2013 - 08h14hs
FOLHA DE S.PAULO
Um jornal a serviço do Brasil
08 de agosto de 2013
Polícia afirma ter achado sangue na roupa de menino suspeito de matar os
pais
GIBA
BERGAMIM JR.
GIOVANNA BALOGH
DE SÃO PAULOO
O delegado
do DHPP (departamento de homicídios) Itagiba Franco disse ontem que estão
praticamente descartados outros suspeitos para a morte de cinco pessoas da
mesma família, na zona norte de São Paulo. Segundo ele, havia sangue na
camiseta do menino, "mas não havia nada no chão, nem pegadas".
Para ele, as informações colhidas ontem reforçam a hipótese de Marcelo
Eduardo Bovo Pesseghini, 13, ter matado sozinho seu pai e sua mãe, que eram
PMs, a avó e uma tia-avó dentro de casa -e se suicidado depois. Luis Marcelo
Pesseghini, 40, era sargento da Rota. A mulher dele, Andreia Pesseghini, 36,
era cabo do 18º Batalhão. As outras vítimas moravam na casa nos fundos.
"Respeitamos a família [que duvida da tese da Polícia Civil], mas
vamos trabalhar e, se comprovarmos que foi o menino, paciência", disse o
delegado Itagiba Franco. Ontem, policiais acharam três armas que estavam
guardadas na sala da casa e que pertenceriam aos PMs.
"Se alguém de fora da família tivesse entrado, teria levado as
armas", disse o delegado. Uma luva cirúrgica foi achada no carro da
família. Para a polícia, o garoto utilizou o veículo para ir à escola após
matar todos. "Ele [Marcelo] usou o carro, dormiu nele e pode ter usado a
luva."
Atividades
1. Defina as informações básicas da notícia em questão.
Título:
Do que trata a notícia:
Com quem aconteceu?
Onde aconteceu?
Quando aconteceu?
Taduzir-se
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?
( Ferreira Gullar )
Gênero textual notícia
Todo jornal impresso ou televisionado é recheado de notícias, as
quais fazem parte do nosso cotidiano e são importantes para nos mantermos
atualizados!
Mas o que vem a ser uma notícia? O que ela precisa ter? Como é feita?
Você tem curiosidade em saber: então, vamos lá!
Notícia é um substantivo feminino e tem significado de informação, conhecimento, notificação. No âmbito da imprensa quer dizer o resumo de um acontecimento ou de um assunto!
Portanto, um resumo não pode conter muitas linhas! A notícia deve comunicar o fato e não traçar argumentos sobre ele.
O noticiário na TV ou a notícia no jornal deve responder algumas questões, como: 1.Qual é o acontecimento; 2. Onde ele ocorreu: em que cidade, estado, país? 3. Quando aconteceu: que dia, mês, ano? 4. Por que aconteceu: o que está por trás? 5. Quais foram as possíveis consequências?
A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto.
Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto.
Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão.
Deste modo, quem escreve notícias deve ser um bom escritor, pois as palavras devem ter combinações tais que atraiam leitores e telespectadores!
Você sabe o que é um redator? Quando um jornal televisivo acaba, pode prestar atenção, os nomes dos redatores são apresentados!
No jornal falado, a presença de redatores, locutores e sonoplastas é muito importante!
Os redatores são responsáveis por observar os fatos do dia, selecioná-los e redigir as notícias sobre eles!
Os locutores são os apresentadores de tais notícias e os sonoplastas os que dirigem o fundo musical, como por exemplo: a música de abertura do jornal.
Gênero textual notícia de jornal
08 de agosto de 2013
Mãe de menino
denunciou PMs, diz comandante
Policial do 18º Batalhão, ela teria apontado ligação de colegas com
roubo de caixa eletrônico; garoto ainda é principal suspeito por mortes
Bruno Paes Manso - O
Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - O delegado Itagiba Franco, do Departamento de Homicídios e
de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, que coordena as investigações do caso
das mortes do estudante Marcelo Eduardo Pesseghini, de 13 anos, de seus pais,
avó e tia, ocorridas na segunda-feira, deve convocar o coronel Wagner Dimas,
comandante do 18.º Batalhão da Polícia Militar para depor.
Dimas disse nesta quarta-feira em entrevista à Rádio Bandeirantes que a
cabo Andreia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, que trabalhava no 18.º BPM,
contribuiu para as investigações que apontavam a ligação de policiais do
batalhão com roubo de caixas eletrônicos.
Dimas ainda disse que não acreditava na versão de que o menino tenha
sido o autor da chacina, mas ponderou que a mãe de Marcelo não vinha sendo
ameaçada de morte. Ele afirmou que o depoimento dela não chegou a provocar a
punição de policiais. "Vamos avaliar a necessidade da convocação do
coronel", afirmou Itagiba, que vai ouvir o comando da PM sobre o tema.
A fala do coronel da PM, contudo, não chegou a abalar a crença dos
policiais na versão de que o menino matou os pais, a tia, a avó e depois se
matou. Nesta quarta-feira, Itagiba apontou novas evidências que reforçam essa
versão.
Luvas foram encontradas dentro do
Corsa da mãe de Marcelo. A informação ajuda a polícia a explicar por que o
teste do exame residuográfico na mão de Marcelo (que pode identificar a
existência de pólvora na mão do atirador) deu negativo. 08/08/2013 - 08h14hs
FOLHA DE S.PAULO
Um jornal a serviço do Brasil
08 de agosto de 2013
Polícia afirma ter achado sangue na roupa de menino suspeito de matar os
pais
GIOVANNA BALOGH
DE SÃO PAULOO
O delegado
do DHPP (departamento de homicídios) Itagiba Franco disse ontem que estão
praticamente descartados outros suspeitos para a morte de cinco pessoas da
mesma família, na zona norte de São Paulo. Segundo ele, havia sangue na
camiseta do menino, "mas não havia nada no chão, nem pegadas".
Para ele, as informações colhidas ontem reforçam a hipótese de Marcelo
Eduardo Bovo Pesseghini, 13, ter matado sozinho seu pai e sua mãe, que eram
PMs, a avó e uma tia-avó dentro de casa -e se suicidado depois. Luis Marcelo
Pesseghini, 40, era sargento da Rota. A mulher dele, Andreia Pesseghini, 36,
era cabo do 18º Batalhão. As outras vítimas moravam na casa nos fundos.
"Respeitamos a família [que duvida da tese da Polícia Civil], mas
vamos trabalhar e, se comprovarmos que foi o menino, paciência", disse o
delegado Itagiba Franco. Ontem, policiais acharam três armas que estavam
guardadas na sala da casa e que pertenceriam aos PMs.
"Se alguém de fora da família tivesse entrado, teria levado as
armas", disse o delegado. Uma luva cirúrgica foi achada no carro da
família. Para a polícia, o garoto utilizou o veículo para ir à escola após
matar todos. "Ele [Marcelo] usou o carro, dormiu nele e pode ter usado a
luva."
Atividades
1. Defina as informações básicas da notícia em questão.
Título:
Do que trata a notícia:
Com quem aconteceu?
Onde aconteceu?
Quando aconteceu?
Taduzir-se
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
pesa, pondera:
outra parte
delira.
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?
Essência
Essência
Amor, adorno da criação.
Lua, dissertação da poesia.
O vento assovia linda canção.
O arco-íris oferece a cortesia.
A dança do mundo colorido,
as borboletas com asas abertas.
O mergulho do Leviatã esquecido,
a tempestade de nuvens cobertas.
É tempo de semear...
A terra é arada.
O eterno cultivar...
Vou buscar minha amada.
Mundo... Cruzada dos sonhadores,
histórias do passado.
Terra de súplicas e louvores
buscando o perdão do pecado.
As lembranças estão em mim,
em sonho se formaram.
A vida sempre foi assim
dos que por aqui passaram.
Helmuth da Rocha
Amor, adorno da criação.
Lua, dissertação da poesia.
O vento assovia linda canção.
O arco-íris oferece a cortesia.
as borboletas com asas abertas.
O mergulho do Leviatã esquecido,
a tempestade de nuvens cobertas.
É tempo de semear...
A terra é arada.
O eterno cultivar...
Vou buscar minha amada.
Mundo... Cruzada dos sonhadores,
histórias do passado.
Terra de súplicas e louvores
buscando o perdão do pecado.
As lembranças estão em mim,
em sonho se formaram.
A vida sempre foi assim
dos que por aqui passaram.
Helmuth da Rocha
Paz
Ingredientes:1 xícara de humildade
3 xícaras de amor e alegria
4 xícaras de consideração pelas pessoas
2 colheres de educação
3 colheres de sopa de respeito, carinho e amizade
4 colheres de sopa de amor ao próximo
6 colheres de sopa de solidariedade
7 colheres de mel contra o preconceito
8 colheres de sopa de chocolate contra a guerra
9 colheres de sopa de união entre os povos
1 pitada de felicidade
Modo de preparar:
Coloque todos os ingredientes dentro de si com a esperança de mudar a violência que existe no mundo.
Modo de servir: Com amor e carinho. Distribua para todos.
Verbos
modo imperativo – Exercícios complementares
1) Circule
no texto abaixo os verbos no imperativo:
Como evitar espinhas
Prevenir é melhor que remediar. Assim,
mantenha a face tão limpa quanto possível. Use um sabonete especial para o rosto,
caso tenha uma pele problemática.
Sabedoria Popular:
Comer chocolate e batatas fritas dá espinha?
Isso é verdadeiro e é falso ao mesmo tempo. Podemos
culpar um hormônio chamado androgênio por causar espinhas. Ele está sempre
presente, em doces variáveis. E, se houver muito androgênio no corpo, ele pode
estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas, fazendo surgir espinhas.
Porém, caso sua alimentação seja composta de
muito açúcar e gordura, sua pele tende a sofrer, pois ela não está recebendo o
coquetel adequado de vitaminas e nutrientes, o que a torna vulnerável às
espinhas. Se você tocar sua pele após comer coisas desse tipo, ela pode ficar
irritada, provocando espinha.
FORA, DROGA DE ESPINHA!
A única maneira de se livrar de um cravo
(poro entupido) é removê-lo. As indicações a seguir podem parecer divertidas,
mas devem ser encaradas com seriedade, se você quiser que essa tarefa seja
bem-sucedida:
1. Prenda o cabelo para trás.
2. Despeje água quente em uma bacia.
3. Posicione a cabeça sobre a bacia,
cobrindo-a com uma toalha, para não deixar o vapor escapar.
4. Fique nessa posição por vários minutos,
para abrir os poros.
5. Ao sair de sobre a bacia, cubra as pontas
dos dedos com panos limpos.
6. Pressione suavemente a área ao redor do
cravo, para que ele saia. Não enterre as unhas no rosto, pois se o cravo não
sair, poderá provocar irritações e até cicatrizes.
7. Feche os poros passando água fria.
O ideal é repetir essa produção toda semana,
de forma a manter a fisionomia limpa e espinhas reduzidas. A maioria das
espinhas some sozinha após cerca de uma semana, mas, se você não consegue
conviver com uma espinha grande e amarela, aja corretamente. Não esprema com os
dedos, a menos que estejam limpos ou cobertos com pano. Dedos sujos só vão
ajudá-las a se espalhar. E, sempre após remover cravos e espinhas de forma
correta, passe um adstringente, que é uma loção contendo produtos químicos que
fecham os poros e os mantêm livres de bactéria.
Advérbios
Banda Sujeito Simples
Advérbio é a palavra invariável
Que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio
Modificando o verbo fica assim:
O garoto vai cantar
O garoto vai cantar bem
Modificando o adjetivo fica assim:
A garota está feliz
A garota está bastante feliz
Modificando o advérbio fica assim:
Todos eles estão indo bem
Todos eles estão indo muito bem
O advérbio pode ser de lugar: aqui, ali, longe, perto
Pode ser de tempo: cedo, tarde, amanhã, depois
Pode ser de modo: assim, depressa à toa, ao léu
Pode ser de negação: não, tão pouco, nunca, jamais
Pode ser de dúvida: talvez, provavelmente, porventura
Pode ser de afirmação: sim, certamente, com certeza
Pode ser de intensidade: muito, pouco, menos, mais, quanto, quase, tanto
Classificação dos Advérbios
De acordo com a circunstância que exprime, o advérbio pode ser de:
Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, nenhures, aquém, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.
Verbos modo imperativo – Exercícios complementares
1) Circule
no texto abaixo os verbos no imperativo:
Como evitar espinhas
Prevenir é melhor que remediar. Assim,
mantenha a face tão limpa quanto possível. Use um sabonete especial para o rosto,
caso tenha uma pele problemática.
Sabedoria Popular:
Comer chocolate e batatas fritas dá espinha?
Isso é verdadeiro e é falso ao mesmo tempo. Podemos
culpar um hormônio chamado androgênio por causar espinhas. Ele está sempre
presente, em doces variáveis. E, se houver muito androgênio no corpo, ele pode
estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas, fazendo surgir espinhas.
Porém, caso sua alimentação seja composta de
muito açúcar e gordura, sua pele tende a sofrer, pois ela não está recebendo o
coquetel adequado de vitaminas e nutrientes, o que a torna vulnerável às
espinhas. Se você tocar sua pele após comer coisas desse tipo, ela pode ficar
irritada, provocando espinha.
FORA, DROGA DE ESPINHA!
A única maneira de se livrar de um cravo
(poro entupido) é removê-lo. As indicações a seguir podem parecer divertidas,
mas devem ser encaradas com seriedade, se você quiser que essa tarefa seja
bem-sucedida:
1. Prenda o cabelo para trás.
2. Despeje água quente em uma bacia.
3. Posicione a cabeça sobre a bacia,
cobrindo-a com uma toalha, para não deixar o vapor escapar.
4. Fique nessa posição por vários minutos,
para abrir os poros.
5. Ao sair de sobre a bacia, cubra as pontas
dos dedos com panos limpos.
6. Pressione suavemente a área ao redor do
cravo, para que ele saia. Não enterre as unhas no rosto, pois se o cravo não
sair, poderá provocar irritações e até cicatrizes.
7. Feche os poros passando água fria.
Advérbios
Banda Sujeito Simples
Advérbio é a palavra invariável
Que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio
Modificando o verbo fica assim:
O garoto vai cantar
O garoto vai cantar bem
Modificando o adjetivo fica assim:
A garota está feliz
A garota está bastante feliz
Modificando o advérbio fica assim:
Todos eles estão indo bem
Todos eles estão indo muito bem
O advérbio pode ser de lugar: aqui, ali, longe, perto
Pode ser de tempo: cedo, tarde, amanhã, depois
Pode ser de modo: assim, depressa à toa, ao léu
Pode ser de negação: não, tão pouco, nunca, jamais
Pode ser de dúvida: talvez, provavelmente, porventura
Pode ser de afirmação: sim, certamente, com certeza
Pode ser de intensidade: muito, pouco, menos, mais, quanto, quase, tanto
Classificação dos Advérbios
Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, nenhures, aquém, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.
Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.
Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.
Afirmação: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente.
Negação: não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum.
Dúvida: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que(equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente,intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).
Exclusão: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente. Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.
Inclusão: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também. Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.
Ordem: depois, primeiramente, ultimamente. Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.
Saiba que:
- Para se exprimir o limite de possibilidade, antepõe-se ao advérbio o mais ou o menos.
Por exemplo: Ficarei o mais longe que puder daquele garoto. Voltarei o menos tarde
Exercícios
1. Identifique
os advérbios das frases que seguem:
a) Onde colocaram o caderno que deixei aqui?
b) Fabiano escrevia rapidamente.
c) Não vi coisa alguma.
d) Moro perto do correio.
e) Jamais o esquecerei.
f) Jaime falava inglês corretamente
g) Temos bastante trabalho a fazer.
h) Certamente teremos sorte.
i) Talvez pare de chover.
j) Provavelmente passarei as férias no
Caribe.
2.
Complete as orações com os advérbios pedidos:
a) __________ show nos agradou.
(afirmação)
b) Maria é a ________ alta da sala.
(intensidade)
c) __________ papai me empreste o carro. (dúvida)
d) A professora falava ________. (modo)
e) A escola fica __________ de casa. (lugar)
f) O juiz _________ atendeu o nosso
pedido. (negação)
3.
Sublinhe as locuções adverbiais das frases que seguem:
a) O fogo, com certeza, foi a primeira
descoberta do homem.
b) De vez em quando, íamos ao parque de
diversões.
c) João entrou em silêncio.
d) Ficamos à vontade na festa.
e) Por favor, vire à direita.
f) Ele comia às pressas.
g) Em hipóteses alguma, sairei daqui.
h) Sem dúvida, Maurício chegará sábado.
i) Quem sabe teremos um aumento salarial
.j) O diretor chegou de súbito.
l) Em breve sairá o resultado do exame
m) Saímos às pressas
4.
Observe as palavras em destaque nas orações abaixo e classifique-as,
considerando os códigos:
1 – advérbio 2 – locução adverbial
a) Com certeza, Odorico chegará à
noite.
b) Vocês não devem agir precipitadamente.
c) Hoje em dia, a tecnologia está muito
avançada.
d) Realmente, todos ficaram
completamente calados.
e) Provavelmente, sairemos à tarde.
f) Ele nunca está bem acompanhado.
g) Antigamente, as pessoas eram menos
informadas.
h) Sem dúvida, você está bem.
5.
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada seja um advérbio de tempo:
a) O mal se paga com o bem.
b) Mal parou a chuva, Carlos saiu.
c) Não desejo o mal a ninguém.
d) Ela estava mal.
6. Em quais alternativas a palavra destacada
é advérbio de afirmação?
a) Certamente a campanha será um
sucesso.
b) Ultimamente tenho frequentado muito a piscina.
c) Raramente vamos à praia.
d) Esta história é muito fascinante.
7. Leia
o poema abaixo e responda o que se pede:
VELHA CHÁCARA
A casa era por aqui...
Onde? Procuro-a e não acho.
Ouço uma voz que esqueci:
É a voz deste riacho.
Ah quanto tempo passou!
(Foram mais de cinquenta anos)
Tantos que a vida levou!
(E a
vida... nos desenganos...)
A
usura fez tábua rasa
Da velha chácara triste:
Não existe mais a casa...
Mas o menino ainda existe.
Manuel
Bandeira
Cada linha do poema chama-se verso, e
um conjunto de versos chama-se estrofe.
Responda:
a) Em todas as estrofes há um advérbio de
negação? ( ) sim ( ) não
b) Retire do poema: um advérbio de lugar
_____________uma locução adverbial de lugar_________________ um
advérbio de intensidade ___________um advérbio de tempo
___________um advérbio de negação ____________
c) Observe os versos:
“A usura fez tábua rasa Da velha chácara
triste” Os termos grifados classificam-se como:
a) advérbio – advérbio
b) adjetivo – advérbio
c) adjetivo – adjetivo
d) advérbio – adjetivo
Exercícios
1. Identifique
os advérbios das frases que seguem:
a) Onde colocaram o caderno que deixei aqui?
b) Fabiano escrevia rapidamente.
c) Não vi coisa alguma.
d) Moro perto do correio.
e) Jamais o esquecerei.
f) Jaime falava inglês corretamente
g) Temos bastante trabalho a fazer.
h) Certamente teremos sorte.
i) Talvez pare de chover.
j) Provavelmente passarei as férias no
Caribe.
2.
Complete as orações com os advérbios pedidos:
a) __________ show nos agradou.
(afirmação)
b) Maria é a ________ alta da sala.
(intensidade)
c) __________ papai me empreste o carro. (dúvida)
d) A professora falava ________. (modo)
e) A escola fica __________ de casa. (lugar)
f) O juiz _________ atendeu o nosso
pedido. (negação)
3.
Sublinhe as locuções adverbiais das frases que seguem:
a) O fogo, com certeza, foi a primeira
descoberta do homem.
b) De vez em quando, íamos ao parque de
diversões.
c) João entrou em silêncio.
d) Ficamos à vontade na festa.
e) Por favor, vire à direita.
f) Ele comia às pressas.
g) Em hipóteses alguma, sairei daqui.
h) Sem dúvida, Maurício chegará sábado.
i) Quem sabe teremos um aumento salarial
.j) O diretor chegou de súbito.
l) Em breve sairá o resultado do exame
m) Saímos às pressas
4.
Observe as palavras em destaque nas orações abaixo e classifique-as,
considerando os códigos:
1 – advérbio 2 – locução adverbial
a) Com certeza, Odorico chegará à
noite.
b) Vocês não devem agir precipitadamente.
c) Hoje em dia, a tecnologia está muito
avançada.
d) Realmente, todos ficaram
completamente calados.
e) Provavelmente, sairemos à tarde.
f) Ele nunca está bem acompanhado.
g) Antigamente, as pessoas eram menos
informadas.
h) Sem dúvida, você está bem.
5.
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada seja um advérbio de tempo:
a) O mal se paga com o bem.
b) Mal parou a chuva, Carlos saiu.
c) Não desejo o mal a ninguém.
d) Ela estava mal.
6. Em quais alternativas a palavra destacada
é advérbio de afirmação?
a) Certamente a campanha será um
sucesso.
b) Ultimamente tenho frequentado muito a piscina.
c) Raramente vamos à praia.
d) Esta história é muito fascinante.
7. Leia
o poema abaixo e responda o que se pede:
VELHA CHÁCARA
A casa era por aqui...
Onde? Procuro-a e não acho.
Ouço uma voz que esqueci:
É a voz deste riacho.
Ah quanto tempo passou!
(Foram mais de cinquenta anos)
Tantos que a vida levou!
(E a
vida... nos desenganos...)
A
usura fez tábua rasa
Da velha chácara triste:
Não existe mais a casa...
Mas o menino ainda existe.
Manuel
Bandeira
Cada linha do poema chama-se verso, e
um conjunto de versos chama-se estrofe.
Responda:
a) Em todas as estrofes há um advérbio de
negação? ( ) sim ( ) não
b) Retire do poema: um advérbio de lugar
_____________uma locução adverbial de lugar_________________ um
advérbio de intensidade ___________um advérbio de tempo
___________um advérbio de negação ____________
c) Observe os versos:
“A usura fez tábua rasa Da velha chácara
triste” Os termos grifados classificam-se como:
a) advérbio – advérbio
b) adjetivo – advérbio
c) adjetivo – adjetivo
d) advérbio – adjetivo
e negócio difício
ResponderExcluir